Os Recursos Educacionais Abertos
Santos (2013) define os REA como "objetos de aprendizagem", pois auxiliam diferentes maneiras de ensino-aprendizagem, e "conteúdo aberto", já que instrutores/professores e alunos podem readaptar o conteúdo e inseri-lo no seu contexto educacional. De acordo com Santos (2013), ainda, os recursos educacionais abertos precisam de uma licença específica de propriedade intelectual que permita o uso e a adaptação dos conteúdos disponibilizados, pois outros materiais acessíveis na Internet que não possuem licença não podem ser considerados REA.
Os Recursos Educacionais Abertos devem ser passíveis de adaptação ou utilização de terceiros, e também, de serem reproduzidos em qualquer tipo de suporte ou mídia. Eles facilitam o acesso ao conhecimento para diversas pessoas ao redor do mundo. Proporcionando a possibilidade da liberdade, criatividade, cooperação, compartilhamento e participação para as suas produções. Dessa forma, o que é ensinado em apenas um lugar, passa a ser objeto de estudo para todo o mundo.
As quatro liberdades dos REAs
USAR - compreende a liberdade de usar o original, ou a nova versão por você criada com base num outro REA, em uma variedade de contextos;
APRIMORAR - compreende a liberdade de adaptar e melhorar os REA para que melhor se adequem às suas necessidades;
RECOMBINAR - compreende a liberdade de combinar e fazer misturas e colagens de REA com outros REA para a produção de novos materiais;
DISTRIBUIR - compreende a liberdade de fazer cópias e compartilhar o REA original e a versão por você criada com outros.
O que é rea?
Os Recursos Educacionais Abertos (REAs) são elementos didáticos de caráter colaborativo e que são adaptáveis, disponibilizados para reutilização e submetidos à licença de permissão de uso.