Direitos Fundamentais no Ensino Básico
O presente trabalho pretende contextualizar incisos do artigo 5º da constituição, previamente selecionados pelo grupo, relacionando-os com figuras do entretenimento, vivências pessoais e referências midiáticas conhecidas por alunos de faixa etária média do nono ano do ensino fundamental, de aproximadamente 13 à 15 anos.
Projeto Direitos Fundamentais no Ensino Básico
Os REAs - Recursos Educacionais Abertos - tornam-se, cada vez mais, uma nova opção de ensino para os educadores. Com o avanço das tecnologias e do mundo em si, é necessário que o ensino atualize-se também. Buscando novas formas de aprendizagem, os REAs acabam destacando-se por vários motivos. Seja o custo que diminui bastante, a facilidade para utilização, a opção de existir um compartilhamento onde todos podem contribuir com a sua parte, dentre diversos outros pontos positivos.
Todos temos direitos e deveres. Acontece que, muitas vezes, não temos ideia de quais são eles. O artigo 5° da Constituição Brasileira elenca diversos direitos e deveres individuais e coletivos. Muitas vezes não estamos familiarizados com a quantidade de leis que temos, principalmente sobre as que são mais importantes para o cidadão. É a partir dessas reflexões que desenvolvemos o projeto Direitos Fundamentais no Ensino Básico.
Para ilustrar esses direitos, fizemos um recorte através de figuras de entretenimento, notícias e experiências para aproximar a Constituição Federal do cotidiano dos adolescentes. A construção do resultado seria colaborativa, proporcionando um espaço em que os participantes pudessem se expressar, com o objetivo de, assim, introduzir aos estudantes o conhecimento acerca de noções básicas dos direitos humanos e fundamentais.
O campo da Produção Editorial também está em constante crescimento. Cada vez mais o profissional dessa área está sendo inserido em outros contextos para ajudar na confecção de produtos. Pensando nisso, a união entre REA e Produção Editorial acaba sendo muito importante e viável para a confecção de produtos.
Buscando utilizar uma linguagem facilitada, para a melhor compreensão do público-alvo, selecionamos partes da Constituição Federal para apresentar a alunos do ensino fundamental a fim de levar o conhecimento dos direitos e deveres individuais e coletivos, que devem ser respeitados e reivindicados.